Postado em porThais Dutra

Que a lingerie, além de frágil e delicada, é peça fundamental no guarda roupa feminino todo mundo já sabe. Mas e o trabalho que é feito para mantê-las sempre bem conservadas? É o que vamos compartilhar nesse post com você, nossa Consultora Romance. São cuidados que farão sua lingerie ficar bonita por muito mais tempo.  Até porque, algumas peças são tão perfeitas que queremos que durem pra sempre, né? Acompanhe e compartilhe as dicas a seguir com suas clientes!


LAVAGEM: SABÃO NEUTRO E ÁGUA

As peças íntimas são muito mais delicadas que as demais, por este motivo o ideal é lavá-las a mão, tanto a calcinha, quanto o sutiã.  Elas merecem esse tratamento especial para que não fiquem alargadas, desbotadas ou com bolinhas. Evite lavar na máquina e jamais misture as coloridas com as brancas;  Também não é recomendado lavar suas calcinhas no chuveiro, pois a lavagem em altas temperaturas causa dano às fibras do tecido e favorecem a proliferação de bactérias.

O uso de sabão neutro na hora de lavar as peças é recomendado para evitar irritações nas suas partes íntimas. Outra opção são os produtos especializados para lavar lingerie, com fórmulas que não agridem os tecidos e tem o pH neutro.  Alvejantes, apesar de terem ação bactericida – que auxilia no combate aos fungos e bactérias -, não são indicados na lavagem pois podem danificar o tecido.

E se mesmo assim você não abre mão de colocar as peças na máquina, use aqueles saquinhos com zíper para deixar a sua peça mais protegida e certifique-se de que a máquina tenha um ciclo especial para peças delicadas.


SECAGEM: NÃO EXPOR DIRETO AO SOL

Tire o excesso de água com uma leve torcidinha e enrole a peça numa toalha e comprima. Os bojos em espuma também podem ser secos com a toalha, mas sem amassá-los.

As peças devem secar naturalmente à sombra, no varal, pois o sol desbota a cor e estraga a elasticidade do tecido. Não é recomendado usar ferro em lingeries com rendas e detalhes em pedras e outros utensílios, apenas as de algodão (e se você preferir).


PARA DOBRAR E GUARDAR SEU CONJUNTO

Na hora de guardar, deve-se levar em conta a maneira como você dobra as peças, para não deformarem. Os sutiãs podem ter um bojo encaixado dentro do outro, desta forma o seu bojo vai ficar bem protegido e sem deformidades, ou colocados abertamente dentro da gaveta. Já com as calcinhas, o indicado é dobrar as laterais em direção ao centro da peça, uma por cima da outra. Depois a parte de baixo (aquela com o forrinho) você passa por cima das duas laterais dobradas e coloque dentro do elástico da calcinha, de maneira que ela pareça um envelope. Se você tiver um conjunto de calcinha e sutiã, guarde a calcinha junto, encaixada na parte côncava do sutiã.

O ideal é ter uma gaveta apenas para as lingeries. Certifique-se que as peças sejam bem lavadas, enxaguadas e sequinhas antes de guardá-las, pois qualquer resíduo pode provocar o surgimento de doenças causadas por fungos e bactérias. Também evite sachês ou aromatizantes no espaço, para não provocar possíveis irritações e alergias na sua pele.


Lavar e guardar suas peças íntimas com carinho ajuda na preservação delas. Siga nossas dicas, tenha um Romance com a sua lingerie!